Museu de história natural

by - 10:00:00

Cena escrita logo após a conclusão do meu curso no
CPT – Centro de Pesquisa Teatral em maio de 2017.

Uma idosa está no palco, sentada a espera de algo num aparente ponto de ônibus. Entra um homem velho com um guarda-chuva.

HOMEM VELHO: Tá esperando qual?

IDOSA: O meu, e o senhor?

HOMEM VELHO: Espero que o tempo ruim passe logo.

IDOSA: Ah, sim. Passa, mas não é toda hora.

HOMEM VELHO: (lhe oferecendo balas) A senhora aceita?

IDOSA: Eu tenho aqui, obrigada.

HOMEM VELHO: A senhora tem de canela também?

IDOSA: Não, as minhas são de maçã verde.

HOMEM VELHO: Gosto de maçã verde.

Os dois se beijam timidamente. Constrangida, ela tira os óculos e olha para os próprios pés. Ele tira a boina e parece arrependido.

HOMEM VELHO: Desculpe. Nos conhecemos?

IDOSA: Sim.

HOMEM VELHO: De onde?

IDOSA: Daqui, de agora a pouco.

HOMEM: Parece que te conheço de menino.

Ela passa as mãos nos cabelos dele e os agita tirando o talco. Ele parece agora mais jovem. Os ombros dele se erguem. Ele fica tímido.

IDOSA: De menino, como vê.

RAPAZ: Altamiro. Sua graça?

IDOSA: Maria da Graça.

RAPAZ: Seus olhos são lindos, sabia?

Ela, constrangida, cobre o rosto e num gesto involuntário, acaricia os cabelos, tirando a peruca grisalha. Seus cabelos caem soltos nos ombros.

MOÇA: O senhor... É... Está me... Deixando constrangida.

RAPAZ: Desculpe, Maria.  -  Realmente nos conhecemos. Há bastante tempo.

MOÇA: Sim.

RAPAZ: Não pode ser daqui.

MOÇA: Porque não?

RAPAZ: Parece tanto tempo.

MOÇA: E quem disse que o tempo da vida é o que está no relógio. O último      segundo da vida, tipo, sabe, aquele, meio que o ultimo ar que se solta...       Deve ser tão longo, assim como passam rápido aqueles momentos mais   felizes. O senhor precisa...

RAPAZ: Senhor?

MOÇA: Qual sua idade?

RAPAZ: Depende.

MOÇA: De... ?

RAPAZ: Antes ou depois de...

MOÇA: Me conhecer?

RAPAZ: Acho que perdi.

MOÇA: O que?

RAPAZ: O tempo ruim. Passou. Qual é o seu destino?

MOÇA: Eu estava esperando, só isso.

RAPAZ: Será que sou eu?

MOÇA: Acho que não. Eu esperava alguma coisa grande.

RAPAZ: Mais que uma pessoa?

MOÇA: Não sei.

RAPAZ: Tipo, é... Um filme?

MOÇA: Isso! Um filme bom.

RAPAZ: Tipo qual?

MOÇA: Cinema Paradiso.

RAPAZ: Mas a gente termina chorando pelos beijos que não foram dados.

MOÇA:                                   .

RAPAZ: Percebe que interessante. Dá pra voltar no tempo só de um olho olhar           dentro de outro. Dá pra se conhecer jovem sem termos nos encontrado        antes.

MOÇA: Eu não estou certa disso.

Ela tenta recolocar a peruca com o coque, mas ele a impede.

RAPAZ: A gente pode ficar velho de novo só com um gesto. Não faça isso,       Maria.

IDOSA: Gosto de ser velha.

Coloca a peruca outra vez. O rapaz a beija novamente e ela própria tira a peruca. Levanta-se.

MOÇA: O que a gente faz quando o mundo vestir isso na minha cabeça outra vez?

RAPAZ: (se levanta e se aproxima dela) Ah, ué, sei lá. A gente... Tira de          novo. Juntos.

MOÇA: O tempo ruim passou de novo.

RAPAZ: Eu te acompanho no seu caminho. Pode ser caminho pra mim

Seguram as mãos e caminham em direção à saída.

MOÇA: Vou fazer um bolo de cenoura.

Saem.

Se gostou, peça mais um copo, e continue lendo que tem mais:

0 Comentários

Tecnologia do Blogger.